Geral
Postado em 28 de Agosto de 2019
O que você sabe sobre o seu relógio biológico?
O “relógio” que controla nossa liberação hormonal durante o dia, que nos faz ter energia ao despertar, vitalidade para manter-nos ativos durante a jornada de trabalho e tranquilidade para “desligar” a mente quando a noite chega chama-se ciclo ou Ritmo circadiano. A área cerebral que controla todos estes processos encontra-se localizada no núcleo supraquiasmático, que fica no hipotálamo, na base do cérebro.
O planeta terra também possui o seu próprio ritmo Circadiano, e ele está relacionado às marés, ao ciclo Lunar e também na dinâmica climática do planeta através das correntes eólicas e marítimas, influenciando no ritmo de reprodução, fertilidade da terra para cultivo e na trajetória dos animais migratórios, incrível né? A natureza é mesmo perfeita, mas é preciso respeitar o seu ritmo, tudo faz parte de um ciclo, inclusive algo tão habitual quanto a nossa rotina diária.
Ritmo circadiano: o que é e qual a sua importância
A dinâmica circadiana não se limita a uma questão da fisiologia humana, muito mais do que isso, consiste na influência direta da astronomia, geologia e ecologia. O termo circadiano provém da designação em latim “circa diem”, que significa “cerca de um dia”, portanto o ciclo circadiano movimenta nosso relógio biológico nas 24 horas do nosso dia, que estão sob controle temporal de agentes sincronizadores, como a luz solar por exemplo.
Ao longo dessas 24 horas, nossos genes regulam a liberação do hormônio melatonina, que é excretado quando estamos no escuro total, essa liberação é responsável pelas variações diárias no nosso metabolismo e sua alteração crônica tem relação direta com diversas doenças, incluindo vários tipos de câncer.
No ritmo acelerado em que vivemos, “embriagados” pelo uso exagerado de eletrônicos, com baixa exposição solar, indo dormir tarde e acordando exaustos: essa rotina descontrolada também acaba por desequilibrar nossos horários fisiológicos de liberação hormonal, isto é, forçamos nosso organismo a se manter hiper estimulado quando na verdade deveríamos estar descansando o corpo e a mente. Estudos apontam que o horário ideal de “desligar” seria em torno das 22h, mas sejamos honestos, quando foi a última vez que você conseguiu ir para a cama no horário que deveria, ou que gostaria? Difícil não é mesmo? O fato é que é necessário respeitar uma boa higiene do sono, e aqui vão algumas dicas para te ajudar a começar:
Pequenos passos que precisam entrar na sua rotina já:
- Evitar o uso de eletrônicos após 20h (sim, parece uma missão impossível, mas tente ir diminuindo aos poucos, é uma questão de disciplina);
- Dormir em quarto totalmente escuro – esqueça a luz do abajur, ela é desnecessária, você estará economizando energia e de quebra, ajudando o planeta; Ajudar a entrada do sono com meditação guiada ou exercícios de respiração;
- Beber à noite 1-2 xícaras de chás como camomila, mulungu, capim cidreira ou melissa, essas ervas estimulam a produção de dopaminas;
- Tentar manter sempre o mesmo horário de despertar e dormir – sim o seu corpo agradece quando você mantém esse ciclo organizado;
- Se expor ao sol durante o dia, essa ação tão importante e muitas vezes esquecida vai estimular a melatonina do seu organismo durante a noite.
Manter uma higiene do sono consistente, faz com que nosso corpo adquira muito mais equilíbrio para todas as suas funções diárias, mantendo o funcionamento do organismo adequado ao nosso ritmo circadiano. Manter o Ritmo circadiano equilibrado, nos beneficia em várias esferas, como por exemplo, ajudar o corpo a manter o peso ideal , na liberação equilibrada de todos os nossos hormônios, auxilia no bom funcionamento intestinal, aumenta biodisponibilidade de nutrição para células, ganho de massa magra e muito mais. Acredite, respeitar o seu ciclo circadiano trará muitos benefícios, tanto a curto quanto a longo prazo, o seu corpo irá agradecer, dando a você muito mais energia, bem-estar e disposição.
Nutrição para a Vida: um fim de semana dedicado à vitalidade e ao bem-estar feminino
Quer saber mais sobre o assunto? Então que tal participar de um evento criado para ensinar você a viver com mais qualidade de vida? Eu, Luciana Leães, em parceria com o Village Praia do Rosa estarei presente na 2ª edição do programa Nutrição para a Vida, um projeto idealizado por mulheres para ajudar outras mulheres que estão dispostas a mudar hábitos antigos, compreender e cuidar do seu ser integral, incluindo em sua vida uma nova rotina, mais consciente, eficaz e feliz. Ah, e o tema principal do evento vai tratar justamente sobre o Ciclo Circadiano. Achou interessante? O evento ocorre no final de semana dos dias 13 a 15 de setembro e você pode conferir o cronograma completo clicando aqui.