Anos 60

A descoberta da Praia do Rosa

A história do Village começou junto à história da Praia do Rosa, originalmente nomeada como “Praia do Porto Novo”. Na década de 60 o lugar ainda era pouco conhecido, apenas povoado por uma aldeia de pescadores. Dentre seus habitantes, um se destacava pela hospitalidade com que recebia os primeiros hippies e surfistas que buscavam desfrutar das belezas naturais da região, sr. Dorvino Manoel da Rosa. A família do sr. Dorvino estava entre os primeiros moradores da região e acolhia os turistas em seu engenho, ainda sem energia elétrica, de forma muito simples e bondosa. Apesar da simplicidade, eles eram muito gratos pelo que tinham e não hesitavam em compartilhar seu espaço com os visitantes, que ficavam encantados tanto pela paisagem paradisíaca quanto pela hospitalidade. Não à toa, logo a praia passou a chamar-se carinhosamente Praia do Rosa em sua homenagem.

Anos 70

As férias que mudariam nossas vidas

Nascido na Sicília em 1956, Emanuele Cifali veio ao mundo durante uma longa viagem de navio do Egito para o Brasil. E na década de 70, mais precisamente em 1976, Emanuele, jovem aventureiro, desembarcou no Rosa pela primeira vez. A região já tinha sido descoberta pelos turistas, mas ainda contava com pouca estrutura. Foi em 1978, enquanto acampava na Praia do Ouvidor com um grupo de amigos, que ele viria a conhecer a mulher que seria sua esposa e mãe de suas duas filhas mais velhas. Poucos anos depois, passaria as férias com toda a família hospedado no engenho do sr. Dorvino, como costumava fazer enquanto solteiro. E assim começa a história da família Cifali por aqui.

Anos 80

O início de um sonho

Como filho temporão, Emanuele teve seus privilégios e usava sabiamente os recursos da família para investir no que mais trazia alegria a sua vida, como, por exemplo, adquirir em 1984 um grande terreno para poder passar mais tempo a beira-mar. O litoral catarinense estava em plena expansão, ganhando cada vez mais repercussão entre turistas e surfistas, inclusive internacionais. Não demorou muito para que o sonho de viver nesse lugar mágico se tornasse realidade. Dessa forma, iniciou a construção da primeira casa de praia da família, que passou a integrar a segunda geração de moradores da Praia do Rosa.

Anos 90

Viver no paraíso, e por que não?

Nos anos 90, Emanuele estava focado em sua carreira no ramo de metalurgia e pavimentação, enquanto suas 2 filhas mais velhas terminavam os estudos. A residência principal da família ainda era em Porto Alegre, mas nada se comparava à paz e sossego que eles sentiam toda vez que regressavam à Praia do Rosa e reencontravam os muitos amigos que fizeram ao longo dos anos. Nessa época, a propriedade era apenas o refúgio da família Cifali, um retiro de férias e finais de semana para fugir da cidade.

Anos 2000

Village, mais que uma empresa: um estilo de vida

A grande mudança aconteceu no início dos anos 2000, quando decidiram finalmente deixar a capital e mudar para o lugar que mais gostavam no mundo. Além disso, unindo o legado empreendedor de sua família e o legado hospitaleiro do Sr. Dorvino, Emanuele despertou o desejo por transformar a sua propriedade em algo maior. Como homem visionário, enxergou a oportunidade de construir mais casas em seu terreno para receber as famílias na temporada. Estava idealizado o condomínio Village Praia do Rosa. Já no início de 2001, Emanuele começou a projetar a nova estrutura em seu terreno. Logo as primeiras casas do condomínio Village começaram a ser construídas, transformando aquele lugar, que humildemente um dia abrigou apenas uma casa de praia, no mais novo empreendimento familiar dos Cifali, agora no ramo da hotelaria. Para auxiliar no andamento das obras, Patricia, a filha mais velha, volta da Nova Zelândia a pedido do pai. Ele dava todas as orientações durante os finais de semana e retornava para o expediente de sua empresa, com sede em Cachoeirinha, enquanto ela acompanhava a execução nos dias úteis. O início foi modesto, com apenas cinco casas. Mas desde o princípio a família sabia o que queria: um ambiente para desfrutar de momentos de lazer com uma estrutura focada no bem-estar, planejada para oferecer aos hóspedes momentos alegria e relaxamento em contato com a natureza, com o verdadeiro intuito de fazê-los se sentir como em sua própria casa de praia. Esta foi, e continuaria sendo a missão dos Cifali até hoje. Em 2003 começou a divulgação das hospedagens por websites das imobiliárias da região, como casas de aluguel para temporada, ainda sem serviços adicionais. Até que, no final desse mesmo ano, o grande momento aconteceu, o Village abriu oficialmente suas portas para os hóspedes! Em 2005, já com 10 casas, foram introduzidos os serviços de hotelaria com café da manhã e camareira. E a expansão da estrutura continuava, acompanhada da piscina com raia para natação e da quadra de tênis. Mas, foi no ano de 2012 que um dos projetos mais audaciosos do Sr. Emanuele foi colocado em prática: a construção da Área Bem-Viver, um espaço com mais de 440m² planejado para oferecer aos hóspedes uma experiência de conforto em seu nível máximo. As obras foram finalizadas em 2016, mas o Village ainda tinha força para crescer mais e, em 2017, foram inauguradas 5 suítes, acomodações com um estilo de hospedagem voltado para casais. O sucesso foi tanto que, em 2018, foram construídas mais 8, totalizando em 2019, 13 suítes e 16 casas no condomínio Village.

Anos 2019

Tudo mudou

O ano de 2019 chegou em meio a diversos obstáculos e metas, e com um cenário econômico nacional nada promissor, mas a equipe Village estava pronta para enfrentar qualquer crise. Só não poderiam prever o que estava por vir: a ausência de seu valente fundador por consequência de um grave problema de saúde durante uma viagem à Itália que o deixou entre a vida e a morte. Depois de muita dificuldade, conseguiu ser transferido de volta ao Brasil. Todos ficaram sensibilizados pelo afastamento do Sr. Emanuele, que, além de ser um líder nato, sempre foi um grande amigo e conselheiro para todo o grupo de colaboradores e sempre deixou uma grande lição: nunca desistir. A gestão do Village teve que ser reestruturada, descentralizando as responsabilidades do Sr. Emanuele e distribuindo-as entre as suas filhas, que seguiram com coragem e determinação para proporcionar sempre a melhor experiência aos seus hóspedes. Com a pandemia e a família Cifali decidiu usar o isolamento como oportunidade para reformar as áreas sociais do Village. Construíram a nova estrutura de café da manhã e recepção, sala multiuso, novo sistema de aquecimento da piscina, o restaurante e novos ambientes para eventos. Novos formatos de atuação pós-pandemia, higienização, privacidade, segurança e proteção para os hóspedes. Reinventaram-se para passar pelas dificuldades e conseguiram!

20 anos

Em outubro de 2023, esse sonho completa vinte anos materializado. São vinte anos de história do Village honrando a ancestralidade guerreira e empreendedora da família Cifali. Duas décadas de constante busca por surpreender os clientes a cada ano. E no mês de aniversário está previsto o lançamento da última novidade, a Beach Arena, com três novas quadras de areia para esporte ao ar livre.
É um orgulho poder dizer que, assim como o Célio, que trabalha com a família há mais de 30 anos, outros diversos colaboradores seguem trabalhando na empresa desde a inauguração.
Apesar da estrutura ímpar na região, o maior patrimônio do Village Praia do Rosa são as pessoas que fazem isso acontecer diariamente e os inúmeros hóspedes que passaram por aqui e são a razão de tudo isso existir até hoje. Que venham muitos mais anos de história para contar.