Esportes

Postado em 09 de Julho de 2021

Mountain Do Praia do Rosa 2021: O Recomeço, por Patricia Cifali

Patricia Cifali, empresária responsável pelo Village Rosa, além de ser uma gestora dedicada e super ativa no mundo dos negócios, também é uma atleta apaixonada pelas provas na natureza. No dia 3 de Julho, participou do Trail Run organizado pela Mountain Do, aqui na Praia do Rosa, que marcou a emocionante retomada dos eventos esportivos. Após inúmeras provas canceladas por mais de um ano, nesse relato super inspirador, ela narra tudo sobre esse esperado retorno!

“Parto do princípio de que não existe o acaso. E acredito profundamente que a dificuldade pode ser um verdadeiro impulso para novas oportunidades. A transformação da dor é absolutamente empolgante! Vicia. A força e a garra dos treinos de corrida me capacitam mentalmente e a nutrição interna ultrapassa a condição física. As minhas tomadas de decisão mais inteligentes e assertivas vêm, na maioria das vezes, destes momentos de exaustão, fadiga ou de recuperação dos exercícios.

Desde maio de 2019, quando corri minha última meia maratona na etapa Mountain Do Praia do Rosa, desejava uma oportunidade de retomada. A pandemia segue a “finalização” de seu ciclo e – respeitosamente – me imaginava no funil de largada aguardando o sinal da partida: o recomeço! E foi em um clássico sábado ensolarado de inverno, neste 03 de julho, ali no grid de largada, que ouvi a buzina e lá fui eu! Em meio a tantos sentimos, me emocionei intensamente!

Não éramos mais os mil atletas habituais nesse tipo de prova, mas desta vez os protocolos de segurança trouxeram uma oportunidade diferente. Experienciei algo que nunca havia imaginado, pois algumas mudanças impostas pelas novas regras sanitárias, em diversos aspectos de nossas vidas, acabaram chegando para ficar. E para o esporte não poderia ser diferente.

Acredito que os protocolos adotados para os eventos esportivos fazem parte do grande legado de benefícios da pandemia. A largada segmentada entre os diferentes percursos interrompeu de fato a aglomeração dos atletas, mas não inibiu a adrenalina daquele momento. E a partida separada por categoria de idades auxiliou muito no foco e concentração desde o início do trajeto. Devido à distribuição inteligente dos atletas no início do prova, o contato com a natureza e a beleza do percurso foram realçados, já que não havia fila nas trilhas.

A marca Mountain Do é a maior organizadora de Trail Run da América Latina. E, mais uma vez, exibiu muito profissionalismo nesse primeiro evento esportivo da região diante desse momento ainda tão delicado. Este ano o evento recebeu apoio do deputado estadual Fernando Krelling, que com empenho e eficiência provou e defendeu a retomada consciente e respeitosa dos esportes de rua em nosso estado.

O Village Rosa, em sua trajetória, sempre apoiou o esporte local e, desde a primeira etapa em 2010, estivemos ao lado do Kiko, idealizador do desafio. Como ele sempre afirma: a Praia do Rosa é um roteiro de charme, não somente na hotelaria e gastronomia, mas também é referência para o turismo esportivo internacional!

A saúde mental daqueles que – assim como eu – respiram o esporte, merecia este presente. Foram mais de 60 minutos de prova que me devolveram, além da endorfina, um sentimento de alegria reprimida, transpirando de dentro pra fora a cada passada. E que venham os próximos desafios, pois o esporte é vida e a prática de exercícios imuniza a mente, mantendo nosso corpo mais saudável!

Quer curtir essa experiência? O Mountain Do tem um calendário com diversas etapas em cenários incríveis durante o restante do ano. Desafie-se e saboreie também essa recompensa!”

Patricia Cifali