Wellness

Postado em 14 de Agosto de 2019

Como o Yoga mudou a minha vida.

Descrita como uma prática que engloba os campos espiritual, físico, ético, moral, mental e meditativo, a Yoga nasceu na Índia e ganhou o mundo graças aos seus inúmeros benefícios. E a ciência já está começando a dar pistas concretas das vantagens desta prática milenar, como a melhora da saúde, a diminuição de dores em geral e até a prevenção de doenças. Mas nada melhor que um depoimento verdadeiro e sincero de um praticante que descobriu na Yoga um novo estilo de vida. Confira abaixo as palavras do fotógrafo Paulinho Sefton.

“A Yoga mudou a minha vida; e continua a me transformar, porque, naturalmente harmoniza com a minha essência pessoal. Na prática, aprendemos a explorar os limites do nosso corpo, enquanto buscamos a paz em nossas mentes. Somos convidados a transpassar nossas limitações. Gentilmente o Yoga leva-nos evoluir. Quando começamos a sentir dor em uma posição, não é a hora de parar, mas a hora de esvaziar a mente de todas limitações, e trazer o foco para a respiração, canalizar o fluxo energético do corpo para alimentar aquele lugar que é posto à prova. O exercício não termina quando dói, mas é a partir deste momento que ele começa.

Essa filosofia ensina muito sobre a própria vida, sobre existir no momento. Incontáveis vezes fugimos de situações que nos trazem medo e desconforto, enquanto vamos deixando de desafiar nossos limites porque já muito doeu. Desta forma, permanecemos em uma zona de conforto, um lugar comum, onde podemos sentir estagnados. Para isso servem as provações; alguns de nós sentem a necessidade quase desesperada de sondar o desconhecido. O que para alguns é perigoso, para outros é uma forma de levar a vida. Alguns de nós podem ser considerados loucos por seguir o caminho do coração. Somos insanos aos olhos dos que não conseguem romper a casca da rotina, seguindo um caminho já tantas vezes trilhado e batido, mas que leva à um destino certo. Poucos talvez, são os que abrem uma clareira em seus pensamentos, desabrochando a cada dia em novas formas de experimentar um Universo vasto e rico, abundante, cheio de vida – Universo esperando pelo curioso observador, para o vislumbre da existência de forma inédita. ”

O fato é, mesmo enquanto tantas pessoas veem o movimento como uma forma de ampliar o contato com uma nova filosofia de vida, como acabamos de ver neste depoimento, há quem encare a prática de outras formas. Infelizmente formou-se uma indústria que banaliza e distorce os objetivos da Yoga. Não se trata de entretenimento ou emagrecimento, o que os praticantes devem buscar é o domínio e a evolução da mente e do corpo, Além disso, estudos descobriram que a pratica constante de Yoga combate a depressão ao elevar os níveis de serotonina e diminuir o cortisol sanguíneo, em outras palavras, a Yoga também pode te deixar mais feliz. O professor Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin, constatou que os iogues têm uma maior atividade do córtex pré-frontal, que é relacionado a felicidade e a função imunológica.

 

A vida está corrida e você tem dificuldades diárias para se concentrar? Talvez você devesse tentar Yoga. Pesquisas descobriram que praticantes de meditação se tornam excelentes solucionadores de problemas, além de reter mais informação. Provavelmente por conseguirem se distrair menos por outros pensamentos e conseguirem ficar focados em suas tarefas.

Esses são só alguns dos benefícios que a Yoga pode agregar na busca por uma maior qualidade de vida, e o Village Praia do Rosa, no caminho do bem-estar integral, fomenta a realização de atividades que promovam saúde física e mental, sendo uma delas a prática de yoga, aplicada no conceito de Turismo Wellness. Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro dos próximos eventos.