Geral

Postado em 14 de Agosto de 2019

4 atitudes simples e efetivas para manter o metabolismo mais ativo.

Acelerar o metabolismo faz com que uma pessoa queime uma quantidade maior de calorias e auxilia na luta contra o acúmulo de gordura. Mas antes de pensar em deixa-lo mais ativo, é preciso entender como nosso metabolismo funciona e qual sua importância para o organismo.

Basicamente, o metabolismo é um processo natural, caracterizado por um conjunto de reações que têm a função de gerar energia para o nosso corpo através da queima de calorias – o combustível que o nosso organismo precisa para funcionar corretamente. Os processos realizados pelo metabolismo não são diferentes de um indivíduo para outro, mas o ritmo em que cada organismo dará sequência a todas essas atividades é algo muito particular. A velocidade com que o corpo queima calorias (chamada de taxa metabólica) determina o ritmo em que o corpo vai trabalhar e a tendência a ganhar ou perder peso. Apesar de sabermos que a prática de atividade física regular ser o carro-chefe para acelerar o metabolismo e gastar energia, uma alimentação balanceada e eficiente também faz toda a diferença.

Um metabolismo lento leva ao acúmulo de gorduras. É por isso que algumas pessoas têm dificuldade em emagrecer e de se manterem magras. Se esse é o seu caso, aqui vão 4 dicas simples para estimular o seu metabolismo e mantê-lo mais ativo:

1 – Consuma mais água

Durante o dia o nosso organismo vai acumulando toxinas e catabólicos (lixos do metabolismo) que precisam de ajuda para serem eliminados pelos nossos sistemas excretores (rins, intestino, pele e respiração). O nosso corpo precisa em média de 35ml de água por kg de peso. Poe exemplo, uma pessoa de 60kg precisa consumir em média 2,1 litros de água por dia para manter um metabolismo ativo (esse número pode aumentar dependendo da atividade física que cada pessoa pratica).

2 – Coma de 2 a 3 frutas por dia

Apesar da era Low Carb muitas vezes condenar o consumo de frutas, devido ao açúcar (frutose) contido na maioria das frutas, não podemos esquecer que as frutas são excelentes fontes de fibras, que automaticamente reduzem a assimilação da frutose. Além disso, as frutas são excelentes fontes de importância para nossa saúde celular. Invista em 3 frutas de cores distintas diariamente (por exemplo: maça, kiwi e pêra).

3 – No almoço, procure consumir um prato com cores

Isso mesmo, as fibras são as melhores “vassouras” do nosso organismo, por serem parte não digeríveis dos alimentos, auxiliam na formação do bolo fecal (conteúdo de fezes que vai se formando para ser excretada pelo intestino). E para ter um bolo fecal de qualidade é de extrema importância a combinação de fibras. O ideal é um prato de saladas antes do prato principal, mas se for inviável devido ao tempo ou outros fatores, é primordial colocar no mínimo metade do prato de almoço recheado com verduras e legumes. Aqui vale apostar entre 3 e 4 cores (por exemplo: alface, couve-flor, cenoura e tomate).

4 – Substitua o consumo de carboidratos simples por alimentos de lenta absorção

Culturalmente, quando estamos famintos, fomos educados a saciar a fome consumindo carboidratos simples (pães, bolachas, bolos, entre outros produtos ricos em farinha). No entanto, esses alimentos por conterem carboidrato de rápida assimilação provocam aumento rápido dos níveis de insulina (hormônio que capta açúcar para transportar para dentro das células), que por sua vez, mantém o eterno ciclo da fome. Portanto, manter níveis altos de insulina, incentivado pelo consumo de carboidrato de rápida absorção, mantém o corpo faminto e fazendo reservas de gordura. O ideal é consumir lanches que retardam o esvaziamento gástrico, isto é, que levem mais tempo para serem digeridos (exemplo: lascas de coco picadas, oleaginosas em geral, 1 fruta com 1 colher de sopa de quinoa ou linhaça ou grão de chia).

 

Gostou das dicas? Bom, então eu tenho um convite especial para você. Dos dias 24 a 26 de maio eu, Luciana Leães, estarei ofertando o programa “Village Nutrição para a Vida. Trata-se de um final de semana com práticas exclusivas para mulheres que vão te preparar para uma nova rotina de alimentação mais consciente, eficiente e feliz. Além de mim, outras 6 profissionais que trabalham com foco no bem-estar estarão presentes no evento.