Casando na praia

Postado em 20 de Dezembro de 2019

Capela Emanuele – Uma história construída com amor

A Praia do Rosa ganhou um novo – e lindo – espaço para celebrar a vida e o amor, e eu quero te contar cada detalhe deste projeto que enche a família Village de emoção.

Um dos locais mais procurados no sul do país para a prática do Destination Wedding, a Praia do Rosa é, há muitos anos, o cenário escolhido por centenas de casais apaixonados que desejam celebrar seu casamento à beira-mar. O Village Praia do Rosa, que conta com uma equipe especializada na realização de casamentos, já foi palco para diversas cerimônias, e agora possui uma infraestrutura ainda mais completa, graças à Capela Emanuele, um espaço encantador que acabou de ser inaugurado. E a história envolvendo essa construção com certeza vai te emocionar. 

Me chamo Priscila, sou a 2ª filha (de um total de quatro filhos) do Emanuele Cifali, idealizador e inicialmente responsável pelo projeto da Capela Village, condomínio também fundado por ele, e que é o pilar empresarial da nossa família. Como um bom viajante e observador incansável, meu pai costumava admirar as igrejas e capelas pelas cidades que visitava, em sua grande maioria, no continente europeu. Com o passar do tempo, a ideia de construir uma capela dentro do condomínio para a realização das cerimônias de casamento celebradas no Village começou a tomar forma em sua cabeça. Um entusiasta de obras e construções, ele mesmo deu início aos primeiros rabiscos do que seria o projeto perfeito para a primeira capela dentro das dependências de uma pousada no sul do país. A decisão do local para a construção também foi pensada de forma estratégica, levando em consideração a preservação da vista para o horizonte da encantadora Praia do Rosa, a fim de não comprometer a visão deste cenário que sempre nos inspirou. 

Depois de muita pesquisa e planejamento, as obras finalmente iniciaram em abril de 2019, mas o que ninguém poderia prever foi o afastamento do nosso pai da coordenação do projeto e de todo o condomínio por consequência de um grave problema de saúde enquanto viajava pela Itália. Sim, foi um choque muito grande que pegou toda nossa família de surpresa. Mas a perseverança sempre foi uma das características mais fortes do meu pai, por isso, quando assumi a continuação da obra, sugeri as minhas irmãs uma homenagem ao nosso pai: batizar a capela com o seu nome, Emanuele, que traduzido do italiano significa “DEUS CONVOSCO”. Um fato curioso é que meu pai recebeu esse nome das enfermeiras que atenderam minha avó, dentro de um navio, no dia 25 de dezembro, quando meus avós estavam migrando do Egito para o Brasil no ano de 1956.

Como era de esperar, a arquitetura Italiana sempre foi uma grande inspiração, e de lá veio mais uma grande inspiração para capela: os fantásticos vitrais da Galeria Victoria Emanuelle, localizada em Milão. O planejamento estava no início quando a designer de interiores Aline Menegheti (@alimeneghetti) chegou para somar ao projeto, incorporando ótimas ideias ao projeto. E foi através de diversos brainstorms e muitas pesquisas que encontramos a inspiração que seria a cereja do bolo: a inusitada Capela Wayfarers na Califórnia. Desenhada pelo renomado arquiteto Lloyd Wright, que é reconhecido por seus projetos “orgânicos”, a obra nos ajudou a a conceber um a entrada de luz natural que tanto queríamos para o nosso projeto.

E foi assim que, quase 8 meses depois de inciada a obra, a Capela Emanuele estava totalmente pronta. Totalizando 110m² de área construída, é possível acomodar até 60 pessoas sentadas. O pé direito alto (cerca de 5m de altura), favorece a entrada de luz natural que, com auxílio dos vitrais, proporciona um visual leve, aconchegando e alegre ao ambiente. Com a natureza exuberante para todos aos lados, proporcionamos aos visitantes uma vista panorâmica da Praia do Rosa graças a sua estrutura de vidro, que também favorece ao entardecer a iluminação fantástica através dos vitrais. A porta de entrada com 2m de largura possui entalhes na madeira que lembram uma espinha de peixe, assim como toda passadeira até o altar. No interior da capela, nenhuma referência a santos ou demais elementos e símbolos que possam fazer alusão a alguma religião ou crença específica, tornando-a assim, um espaço verdadeiramente aberto a todos que queiram celebrar o amor e a união neste ambiente projetado com tanto amor e significados para nossa família.

A capela estará disponível durante o ano para realização de casamentos e cerimônias, e durante a alta temporada (época que normalmente não há casamentos acontecendo), ficará à disposição dos hóspedes do condomínio como um lounge, um lugar tranquilo para prática de leitura ou contemplação ao paraíso que é a Praia do Rosa. Eu, minha família e toda equipe Village desejamos que esse lugar, construído com tanto carinho e dedicação, sirva de palco para celebrar o amor e a união de muitos e muitos casais, afinal, o “sim” é apenas o começo.