Geral

Postado em 23 de Outubro de 2023

20 anos de história do Village pela Família Cifali – Parte 1

A história do Village começou junto à história da Praia do Rosa, originalmente nomeada como “Praia do Porto Novo”.  Na década de 60 o lugar ainda era pouco conhecido, apenas povoado por uma aldeia de pescadores. Dentre seus habitantes, um se destacava pela hospitalidade com que recebia os primeiros hippies e surfistas que buscavam desfrutar das belezas naturais da região, o Senhor Dorvino Manoel da Rosa.

Eu sou Patrícia Cifali, a primogênita de 4 irmãos e vou te contar em 2 partes (hoje e semana que vem) como a história da minha família se encontra com a Praia do Rosa, e como nosso empreendimento surgiu, cresceu e venceu tantos obstáculos. Vem comigo!

A família do sr. Dorvino estava entre os primeiros moradores da região e acolhia os turistas em seu engenho, ainda sem energia elétrica, de forma muito simples e bondosa. Apesar da simplicidade, eles eram muito gratos pelo que tinham e não hesitavam em compartilhar seu espaço com os visitantes, que ficavam encantados tanto pela paisagem paradisíaca quanto pela hospitalidade. Não à toa, logo a praia passou a chamar-se carinhosamente Praia do Rosa em sua homenagem. 

Nascido na Sicília em 1956, meu pai Emanuele Cifali veio ao mundo durante uma longa viagem de navio do Egito para o Brasil. E na década de 70, mais precisamente em 1976, Emanuele, jovem aventureiro, desembarcou no Rosa pela primeira vez. A região já tinha sido descoberta pelos turistas, mas ainda contava com pouca estrutura. Foi em 1978, enquanto acampava na Praia do Ouvidor com um grupo de amigos que ele viria a conhecer a mulher que seria sua esposa e minha mãe, com quem tiveram a mim e minha irmã Priscila. Poucos anos depois, passaria as férias com toda a família hospedada no engenho do sr. Dorvino, como costumava fazer enquanto solteiro. E assim começa a história da família Cifali por aqui.

Na época da guerra no Egito, o pai de Emanuele, meu avô, tinha uma pedreira e era muito bem-sucedido, porém teve que abandonar tudo em busca de um lugar mais seguro para nossa família. Apesar dos desafios, unindo toda a sua experiência e força de vontade, reconstruiu-se muito rapidamente trabalhando com pavimentação de rodovias no Brasil. Como filho temporão, Emanuele teve seus privilégios e usava sabiamente os recursos da família para investir no que mais trazia alegria a sua vida, como por exemplo, adquirir em 1984 um grande terreno para poder passar mais tempo à beira-mar.

O litoral Catarinense estava em plena expansão, ganhando cada vez mais repercussão entre turistas e surfistas, inclusive internacionais. Não demorou muito para que o sonho de viver nesse lugar mágico se tornasse realidade. Dessa forma, iniciou a construção da primeira casa de praia da família, que passou a integrar a segunda geração de moradores da Praia do Rosa.

Nos anos 90, nosso pai estava focado em sua carreira no ramo de metalurgia e pavimentação, enquanto eu e a minha irmã terminamos os estudos. A residência principal da família ainda era em Porto Alegre, mas nada se comparava à paz e sossego que nós sentíamos toda vez que regressávamos à Praia do Rosa e reencontrávamos os muitos amigos que fizemos ao longo dos anos. Nessa época, a propriedade era apenas o refúgio da nossa família, um retiro de férias e finais de semana para fugir da cidade.

A grande mudança aconteceu no início dos anos 2000, quando decidimos finalmente deixar a capital e nos mudar para o lugar que mais gostávamos no mundo. Além disso, unindo o legado empreendedor da família e o legado hospitaleiro do Sr. Dorvino, nosso pai despertou o desejo por transformar a sua propriedade em algo maior. Como homem visionário, enxergou a oportunidade de construir mais casas em seu terreno para receber as famílias na temporada. Estava idealizado o condomínio Village Praia do Rosa.

Já no início de 2001, ele começou a projetar a nova estrutura em seu terreno. Logo as primeiras casas do condomínio Village começaram a ser construídas, transformando aquele lugar, que humildemente um dia abrigou apenas uma casa de praia, no mais novo empreendimento familiar dos Cifali, agora no ramo da hotelaria. 

 

 

Para auxiliar no andamento das obras, eu (Patricia), a filha mais velha, voltei da Nova Zelândia à pedido do pai. Ele me dava todas as orientações durante os finais de semana e retornava para o expediente de sua empresa, com sede em Cachoeirinha, enquanto eu acompanhava a execução nos dias úteis.

O início foi modesto, com apenas cinco casas.  Mas desde o princípio, a nossa família sabia o que queria: um ambiente para desfrutar de momentos de lazer com uma estrutura focada no bem-estar, planejada para oferecer aos hóspedes momentos alegria e relaxamento em contato com a natureza, com o verdadeiro intuito de fazê-los se sentir como em sua própria casa de praia. Esta foi, e continuaria sendo a nossa missão até hoje.

A história continua no próximo post, mas você pode aproveitar e comemorar conosco estes 20 anos de Village usufruindo das novidades e dos descontos. Clique aqui!