Wellness

Postado em 16 de Dezembro de 2020

Tudo que aprendi ao ter o perfil da minha empresa hackeado no Instagram!

Com o mundo cada vez mais conectado, os crimes digitais infelizmente estão em alta e recorrentes.

Mas mesmo assim, é natural acreditar que estes delitos, apesar de frequentes, ficariam distantes para usuários habituais como nós.

A falsa sensação de anonimato tem levado uma imensidão de usuários a trilharem caminhos ilegais, publicando conteúdos preconceituosos e ofensivos atacando milhares de pessoas, famosas ou não. Isso sem contar os casos de roubos de senhas, de sequestro de servidores, invasão de páginas e outros cybercrimes.

Recentemente a pousada Village Praia do Rosa foi vítima de um golpe online. Pessoas mal-intencionadas criaram um perfil falso da pousada na rede social Instagram. O objetivo era confundir nossos clientes e atraí-los para uma promoção, que oferecia diárias gratuitas. Ao consultar a promoção, o cliente passava alguns dados e acabava com seu whatsapp clonado.

Apesar de vários apelos, denúncias e boletins de ocorrência até hoje este perfil segue ativo na rede e a conduta proibida por lei, cometida como crime de falsidade, segue e passa despercebida.

Poucos meses depois deste evento, em meio a toda dificuldade enfrentada pelo setor de turismo durante a pandemia do novo coronavírus, o Village foi mais uma vez alvo de um desses crimes, dessa vez, o nosso perfil oficial no Instagram foi invadido e desativado.

Em 15 de outubro deste ano, às 23:48 um domínio russo conseguiu acessar a conta do Village com quase 42 mil seguidores, alterando senhas de acesso. Além disso, realizou a redefinição do e-mail e desativou a conta @villagepraiadorosa, tornando-a “invisível”.

Entramos novamente na estatística crescente dos crimes online e sofremos as consequências deste fato difícil de administrar e quase impossível de resolver. Ênfase no quase, pois depois de todos os pedidos de socorro nos canais oficiais de comunicação com o Facebook e Instagram fracassarem, estávamos quase perdendo a esperança em recuperar a nossa antiga conta, e decidimos que não podíamos mais esperar.

Neste caminho quase que solitário, sem respostas e pouca ajuda, optamos por criar um novo perfil para que pudéssemos estar em contato novamente com nosso público, e assim nasceu o @villagerosaoficial.

Foram 63 dias de uma busca incansável pela recuperação deste perfil hackeado que vínhamos construindo nos últimos 7 anos. Mas, a derrota nunca fez parte de nossos planos! E foi através de uma conversa informal (quase que um desabafo para jogar a toalha e aceitar a perda) com a amiga, cliente, super parceira e Digital Influencer, Mariana Weckerle que o jogo começou a tomar outro rumo.

Mari nos deu ânimo, compartilhou dicas e indicou pessoas muito capacitadas a nos ajudar.

O contato com o Dr. Alexandre Salamoni nos trouxe a chave de acesso para garantir o nosso direito de reparação e recorremos ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em uma ação cível. Pouco tempo depois, a juíza deferiu a liminar nos concedendo o direito e acesso a conta @villagepraiadorosa

O que levamos disso tudo?

Uma bagagem enorme de conhecimento.

Acreditamos que ao compartilhar nossa experiência, mesmo que negativa no início, semeamos sabedoria aos nossos amigos e clientes. Aproveito para sugerir algumas dicas simples de segurança que podem ajudar a evitar que o seu Instagram também seja hackeado:

1- Ative sempre autenticação de dois fatores para sua conta e assim garanta que todos os pontos de acesso tenham as senhas trocadas;

2- Mude suas senhas com frequência e dificulte ao máximo com caracteres e uso de números e letras maiúsculas e minúsculas. Existem sites gratuitos para criação de senhas com inúmeras combinações (www.lastpass.com  www.geradordesenha.com.br);

3- Sugerimos um site seguro para você verificar se um email já foi exposto em alguma falha de segurança pública (www.haveibeenpwned.com);

4- O código de defesa do consumidor oferece todo o respaldo necessário para intervenções jurídicas em última instância, como o nosso caso;

E a última dica e mais importante de todas:

5 – Pode até parecer clichê, entretanto, quando são seus objetivos que estão em jogo é sempre melhor ousar ir além, do que se deixar paralisar e desistir! Principalmente pelo medo da situação já estar perdida ou derrotada!

Tenha sempre em mente que no final você vai poder dizer a si mesmo que pelo menos tentou, ao invés de lamentar pelo acontecimento falho.

E quanto ao sentimento de superação e conquista … esse sim é indescritível e imensurável!!!

 

Fica aqui nosso registro e agradecimento ao Dr. Alexandre que prontamente nos atendeu com tamanho empenho, dedicação e agilidade que surpreendeu a toda equipe Village.

Sem palavras para agradecer ao carinho da Mari, que estendeu sua mão amiga, e nos trouxe a voz da consciência quando estávamos quase desistindo… quanto vale uma parceria dessas? E sabe que achamos um jeitinho de agradecê-la?! Corre lá no perfil @gurianatureba que tem uma surpresa para os seguidores dela.

E é com muita alegria que convidamos a todos a entrarem em nosso Instagram e conferir de perto o retorno do @villagepraiadorosa

Afinal já se passaram mais de 2 meses, estamos cheios de novidades e precisamos comemorar esta conquista.

PS. O perfil @villagerosaoficial será desativado no final de dezembro 2020.