Wellness

Postado em 02 de Agosto de 2021

Bem-estar: a importância da atividade física para a saúde mental

Quando me convidaram para escrever um texto para o blog pensei que deveria linkar o meu conhecimento sobre atividade física com esse momento de pandemia que estamos vivendo.

Desde o início dessa mudança de vida que impactou todos nós, uma grande parte das pessoas têm pensado em ter uma vida mais ativa e saudável, com mais tempo livre, com mais qualidade, e imagino que muitos também têm refletido sobre o que têm feito para se sentirem realizados e felizes.

Acredito que a auto-realização é um desejo viável para todos, mas que só é possível quando estamos saudáveis, física e mentalmente. Quando nos sentimos felizes ou realizados podemos desfrutar de uma vida com mais harmonia e coerência com o Todo.

Durante toda minha vida pratiquei algum tipo de esporte por incentivo dos meus pais, em algumas fases com treinamentos específicos para competições e em outras fases buscando apenas meu bem-estar e disciplina, por me colocar em movimento quase todos os dias. Após alguns anos envolvida com os treinos, percebo os benefícios que essa vida ativa nos traz. O quanto é importante mantermos uma rotina com alguma atividade física diária, independente de qual.

Hoje, uso as minhas práticas como ferramenta de auto conhecimento e escolho me perceber mais, perceber os padrões da minha própria mente, perceber o que esses padrões refletem no meu corpo físico. E com base nessas percepções faço minhas práticas. Isso tem tornado meus dias mais leves e melhores, mesmo com todas as coisas ruins que vejo acontecendo.

Em funçāo da pandemia, fui incluindo mais treinos que pudessem ser feitos dentro de casa, para manter essa rotina de disciplina com o movimento e aliviar a tensāo dessa situaçāo pandêmica. Me permiti variar os estímulos de acordo com minha percepçāo, de como estou a cada dia, e sinto que consegui me manter mais ativa e mais feliz comigo mesma.

Em alguns dias preciso de mais acolhimento entāo penso em algo mais leve, como um alongamento ou uma meditaçāo. Nos dias em que me sinto mais disposta, faço uma prática curta e intensa, nos dias que tenho mais tempo, gosto de estar praticando em meio a natureza, onde me sinto completa. E tem dias que eu simplesmente me permito descansar porque isso também é fundamental para nosso bem-estar.

Quando conseguimos integrar nosso estado de espírito, nossa mente e nosso corpo em um momento de treino, estamos nos permitindo usar todo o potencial que nosso corpo possui, nos colocando presentes, conscientes e em movimento, gerando energia vital, que é a base para uma vida de qualidade, uma vida de abundância energética e bem-estar físico e mental!

Espero, cada vez mais, ver pessoas dispostas a se conhecerem e se cuidarem devidamente. Nosso corpo é um templo sagrado e é nossa responsabilidade mantê-lo saudável para realizar nossas missões de vida. Lembrando que tudo sāo escolhas e algumas vezes nós mesmos nos sabotamos. Convido quem estiver lendo a tentar se perceber e se movimentar de acordo com as próprias necessidades, com o auxílio de profissionais qualificados e buscando uma melhora não só corporal, mas integral, evoluindo como seres humanos. Mente sā, corpo sāo.