Geral

Postado em 14 de Agosto de 2019

7 Dicas para criar uma rotina matinal e viver mais feliz.

A maneira como você começa suas manhãs dá o tom para o restante do seu dia. Pensando nisso, uma mudança, ainda que simples, na rotina matinal poderá trazer um impacto enorme no seu bem-estar diário. Duvida? Então continue lendo que eu vou te explicar como.

É certo dizer que precisamos mudar velhos hábitos para atingir novos objetivos, mas essa tarefa nem sempre é tão fácil quanto parece, e como tudo nessa vida, para ser atingida requer prática e dedicação. Qual é a primeira coisa que você faz pela manhã? Checa os stories do Instagram? As novas mensagens no whatsapp? Ou verifica seu e-mail? Entenda: quando iniciamos o dia nos concentrando nos outros, estabelecemos o precedente de que sempre colocaremos os outros antes de nós mesmos, e tendemos a fazer as coisas sempre no piloto automático, sem presença.

O ritmo como você vive seus dias define o tom para toda a sua vida, e o seu dia começa no momento que você acorda, certo? Então se formos analisar, os hábitos essenciais para adquirir uma boa rotina serão mais eficazes se começarmos a praticá-los logo nos primeiros momentos da manhã. Mas vale ressaltar que, esse ritual matinal, deve ser criado de um jeito que funcione para você – não existe certo ou errado – e deve ser recheado de coisas que lhe tragam prazer e alegria, e que possam leva-lo a um estado maior de consciência. Agora vamos para a parte prática, irei compartilhar aqui algumas ações simples que eu considero importantes para estabelecer uma boa rotina matinal:

7 dicas de rotina matinal para começar a colocar em prática já:

1. Beba água! Comece o dia bem hidratado – água é vida! E se for com limão espremido para alcalinizar o corpo, melhor ainda!

2. Medite. Lhe garanto que 5 minutos não irão impactar tanto a sua agenda, mas irão fazer toda a diferença no seu dia e no controle da ansiedade. Sugiro uma meditação guiada no começo – adoro e recomendo o Insight Timer app.

3. Se exercite. Exercícios físicos pela manhã ajudam a melhorar a circulação sanguínea e também o seu humor, além dos milhares de benefícios para a saúde. A chance de você cancelar seu exercício no fim do dia é bem maior, então comece o seu dia com ele!

4. Sempre que possível procure fazer suas refeições junto com a família ou com as pessoas eu moram com você – isso cria um bom sentimento de conexão e suporte!

5. Anote em um papel os principais objetivos e atividades do dia. Isso irá ajudar a ter mais clareza e organização ao longo do dia.

6. Seja gentil consigo mesmo. Não existe é certo ou errado. Apenas descubra maneiras de trazer uma rotina que lhe traga mais prazer e menos estresse e acredite nisso.

7. Para “ganhar” tempo que tal ir dormir 30 minutos antes e acordar 30 minutos mais cedo? Temos o dia todo para nos concentrar nos outros – e geralmente gastamos a maior parte do tempo fazendo exatamente isso. Então, por que não reservar 30 minutos pra si mesmo todos os dias?

Sobre essa última dica, confie em mim, vale – muito – a pena levantar 30 minutos mais cedo. Quer seja para malhar, meditar, preparar um café da manhã saudável – uma rotina matinal irá lhe trazer mais qualidade de vida, pois criar rituais é extremamente poderoso para o nosso bem-estar, ajudando a evitar aquela sensação angustiante de fazer tudo correndo ou pela metade. Quando você acorda todas as manhãs e se esforça constantemente para melhorar a si mesmo, reduz o estresse, ganha confiança e aprende a persistência.

Ainda não está convencido? Vamos aos benefícios de uma rotina matinal:

1. Começar o seu dia focando em você

Antes de responder a mensagens de whatsapp ou acordar as crianças para a escola ou até mesmo começar a pensar no trabalho, você tem tempo para se concentrar em si mesmo. Isso ajuda a lembrar de que é preciso se priorizar e cuidar de si antes de poder ser eficaz em ajudar os outros. Pessoas que consistentemente praticam uma rotina matinal notam que ganham autoestima e estabelecem limites mais fortes porque são lembradas da necessidade de autocuidado todos os dias e aumentam a conexão consigo mesmas.

2. Abandonar o perfeccionismo

As rotinas matinais nos ensinam a ser persistentes, mais centrados e preparados para o dia. Se algo der “errado”, como queimar o café da manhã, ou não estar tão disposto para a ginástica, você saberá que basta acordar no dia seguinte que terá a chance de fazer tudo de novo, o que diminui o medo do fracasso. Também aumenta o poder da sua intuição e sentimento de produtividade.

3. As rotinas matinais são um botão de reset

Não importa o quão horrível foi a noite anterior, você sabe que terá um botão de reset pela manhã. A rotina matinal torna-se uma atividade maravilhosa para começar todos os dias. Isso se torna um ritual. E se torna uma meditação. Você começa a esperar esse tempo para si mesmo, onde você pode simplesmente deixar de lado o estresse do dia anterior e fazer SUA rotina matinal. É a sua hora de relaxar e descontrair, não importa o que esteja acontecendo em sua vida.

Espero que se sinta inspirado a encontrar um ritual matinal que aumente a conexão consigo mesmo e que te ajude a ter dias melhores e mais felizes!