Geral

Postado em 18 de Setembro de 2019

Nutrição para a Vida 2ª edição: a transformação começa dentro de você

Mesmo sem perceber, recebemos informações diariamente de todos os lados sobre a forma correta de se alimentar. Pode ser através daquela pessoa que você segue numa rede social, em uma revista que leu ou conversando com alguém que voltou da consulta nutricional. Não dá para negar, o assunto alimentação está na moda, mas afinal, você sabe mesmo quais são os pilares que sustentam uma rotina alimentar verdadeiramente nutritiva?

Nutrição para a Vida – uma experiência transformadora

Os dias 13, 14 e 15 de setembro foram marcados pela transformação de 19 mulheres que participaram da segunda edição do evento “Nutrição para a Vida” que aconteceu aqui no Village Praia do Rosa. O projeto, que nasceu da intenção de proporcionar experiências de bem-estar tendo como base a alimentação saudável, contou com a presença de 10 facilitadoras que compartilharam seus conhecimentos por meio de atividades e reflexões para uma imersão de autodescoberta alimentar. A nutricionista Luciana Leães – uma das idealizadoras do projeto explica que, o grande propósito do evento é entregar às participantes uma experiência de renovação através da vivência de práticas voltadas à vitalidade e bem-estar, para assim, redescobrir na alimentação um novo estilo de vida, mais consciente, eficaz e feliz. Bacana né? Então que tal conferir um pouquinho do que rolou?

 

Sexta-feira | 1º dia

As participantes chegaram no Village na tarde do dia 13. Às 17h deu-se a abertura oficial do evento com um chá de boas-vindas e uma fala de Luciana Leães que conduziu uma rápida apresentação entre participantes e facilitadoras. Após esta primeira etapa com um fundo de descontração, a terapeuta corporal Gisele Lucena conduziu a prática “Dinâmica das Aparências” ocasião na qual as participantes foram submetidas a momentos de reflexão sobre o outro e também sobre si mesma. Ao final da noite, foi servido o jantar Plant Based e Low Carb assinado por Luana Zapelini.   

 

É importante ressaltar que, este projeto foi desenvolvido tendo como uma premissa compartilhar ensinamentos e práticas simples, porém poderosas, que pudessem proporcionar uma consciência sobre a importância de uma alimentação nutritiva, e claro, como compreender, desenvolver e aplicar em sua rotina estes hábitos mais saudáveis. Por este motivo, todas as refeições consumidas durante os 3 dias de evento foram preparadas a partir do conceito de desintoxicação alimentar, tendo como base alimentos de origem vegetal, quase todos livres de glúten e lactose. E foi no momento das refeições que as participantes esclareceram dúvidas e receberam dicas das profissionais a respeito do cardápio ideal para cada tipo de refeição, afinal, é sempre importante entender quais são os nutrientes necessários para cada etapa do nosso dia a dia.

 

Sábado | 2º dia

E por falar nisso, as manhãs sempre começavam bem cedo por aqui e de forma bastante animadora, com um shot de vitalidade preparado pela Luciana Leães com ingredientes fresquinhos e nutritivos! No sábado do dia 14, após o shot, Juliane Prana ministrou uma aula de Yoga para relaxar a mente e o corpo, e depois, todas se deliciaram com o café da manhã do Village.

Já de alma e corpo bem alimentados, deu-se início à palestra de Luciana Leães com o tema “Ciclo Circadiano” que abordou a importância e os benefícios de respeitar o relógio biológico do nosso organismo. Após essa chuva de conhecimento, nada melhor que uma sacudida para descontrair, e Sandra Nunes trouxe “Vibrando o Esqueleto” que foi uma prática perfeita para esse momento. Bom, depois de gastar toda essa energia, é preciso repor para começar tudo de novo, certo? Hora do almoço e todas prontas para apreciar os pratos maravilhosos preparados pela Cami Freitas.

O sábado ainda prometia fortes emoções. Após a palestra de Andrea Gusmão sobre “Práticas para estimular o Bem-Estar”, a educadora física Greicy Zabot coordenou um workshop sobre atividade física e autoconhecimento que foi mesmo de tirar o fôlego e foi muito além da questão física. Foi questionado a respeito das mudanças as quais devemos estar preparadas, recebendo de braços abertos o que é novo, deixando ir embora aquilo que já não nos agrega mais. Afinal, como explicou a Greicy, o movimento transforma, e qual a base para uma real transformação? Querer mudar! 

E por falar em deixar para trás o que já não nos pertence, após um café da tarde funcional, as participantes foram para novas práticas que acabaram por tornar as atividades em momentos místicos, de entrega e de pura energia. A dançaterapeuta Fernanda Viana coordenou a “Dinâmica dos espelhos”, que trata a autoimagem. Em seguida a terapeuta Gisele Lucena levou todas para o gramado, e conduziu a Roda de Fogo e a Dança Circular, atividade proposta como prática de desapego, no qual elas deveriam escrever em bilhetes aquilo que já não consideravam mais parte de sua vida e jogavam às chamas da fogueira. A lua cheia que iluminava aquela noite foi também um dos pontos altos deste momento tão intenso e emocional. O jantar delicioso assinado pela Bruna Hey, a qual utiliza a técnica da mandala de 7 cores para expor o poder nutricional de cada alimento juntamente com a música ao vivo fecharam com chave de ouro este dia repleto de emoções e aprendizados.

 

Domingo | último dia

O domingo começou com o shot de vitalidade mas dessa vez acompanhado de mesas de frutas e sementes e aquele cafézinho para restaurar as energias depois de um sábado tão movimentado. A última manhã do evento teve um ar mais leve, focado no bem-estar, tendo como atividade principal uma trilha pela Praia do Rosa finalizada à beira da lagoa, onde foi realizada uma prática de “Ginástica Natural” que envolve atividades de cardio e força.

 

Lembre-se a mudança começa dentro de você, então: o que te move?

Este foi o resumo da segunda edição do “Nutrição para a Vida” que aconteceu no Village Praia do Rosa, e claro que, uma experiência tão enriquecedora quanto essa não pode ser medida em palavras, e a emoção que cada participante sentiu é muito pessoal. Cada experiência é única, mas a certeza que este final de semana ficará marcado na memória de cada uma, é unânime. O aprendizado e a autodescoberta possibilitados pela experiência de novas sensações trarão ainda muitos benefícios ao longo do tempo, pois aqui, a palavra de ordem é: transformação!