Geral

Postado em 10 de Julho de 2023

Aberta a temporada das Baleias Francas

Já pensou em chamar sua família e amigos para ver de pertinho as Baleias Francas? Aquela cena que parece de filme e que, muitas vezes, pensamos só existir muito longe, está dentro do seu alcance. Esta espécie de baleias passa o verão no Polo Sul e migra para águas mais quentes no inverno, onde algumas dão à luz e amamentam seus filhotes, preparando-os para a viagem de volta.

Com isso, ficamos aguardando ansiosos a chegada destas incríveis, gigantes (que podem atingir até 17 metros de comprimento) e lindas aqui na praia. Declaramos finalmente aberta a Temporada das Baleias Francas. Este é um ótimo momento para programar uma viagem com a família para a Praia do Rosa.

 

Sobre as Baleias Francas

Elas possuem calosidades no alto e nas laterais da cabeça e sua distribuição e formato permite o reconhecimento individual de cada baleia. O burrifo e formato “V” pode atingir até 8 metros de altura e a cabeça ocupa quase ¼ do corpo. Elas pesam quase 50 toneladas, cada uma, e chegam a viver mais de 70 anos. Considerada hoje um símbolo de preservação, a Baleia Franca carrega uma história de resistência digna de admiração.

 

O nome “Franca” foi escolhido por conta desta espécie (de nomenclatura científica Eubalaena Australis) ser um animal relativamente dócil e de hábitos costeiros. Infelizmente, tais características fizeram destas baleias presas fáceis para caçadores, devido a sua grande aproximação da costa do país. A caça às Baleias Francas quase levou a espécie à extinção. No entanto, a prática foi proibida no Brasil em 1985 e atualmente centenas de baleias continuam a migrar para a costa brasileira todos os anos, sendo motivo de alegria por onde passam. Você pode assistir um pouquinho deste espetáculo clicando aqui.

 

Turismo na Praia do Rosa para ver a Baleia Franca

Após a proibição da caça, a chegada das Baleias-Francas passou a ser motivo de alegria, atraindo turistas de diversas partes do país, que viajam até o litoral para apreciar esse espetáculo dos mares bem de pertinho, durante os meses de julho a novembro. 

No Brasil, uma pequena parte do litoral sul catarinense – conhecida como “Rota da Baleia Franca” – é abençoada com a visita das gigantes, incluindo a Praia do Rosa, situada no distrito de Imbituba. Localizada 70 km ao sul de Florianópolis, a Rota da Baleia Franca integra os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna, 3 lindas localidades com praias paradisíacas, onde os turistas podem apreciar a chegada das baleias.

 

A preservação da espécie pelo Instituto Australis

Foto: Mariscal avistada na Praia do Moçambique em Florianópolis, acompanhada do seu filhote (Imagem Emanuel Ferreira, Associação R3 Animal).

 

A partir da captura da última Baleia Franca em Santa Catarina, por volta de 1973, a espécie chegou a ser considerada extinta em águas brasileiras – a caça só viria a ser oficialmente proibida em 1985 – mesmo assim, em 1981, o Vice-Almirante Ibsen de Gusmão Câmara deu início ao Projeto Baleia Franca, cujo objetivo fundamental segue até hoje sendo a garantia da sobrevivência e a recuperação populacional da espécie no Brasil. Já em 2015, surge o “Instituto Australis” uma entidade civil sem fins lucrativos que atua na Pesquisa e Monitoramento Ambiental para auxiliar na manutenção das atividades do Projeto Baleia Franca. Você pode saber mais sobre o projeto clicando aqui.

 

Evento de abertura da temporada

 

Dia 4 de julho ocorreu o Workshop da Abertura da Temporada da Baleia Franca no Village Praia do Rosa. O evento iniciou às 15 horas, com a palestra “Turismo Contemporâneo e Transformações Recentes: o caso de Florianópolis”, por Vinicius de Luca Filho. A tarde também foi composta por mais três palestras, sendo elas: “Storytelling no turismo: A minha praia é contar histórias”, por Guia Manezinho, “Cetáceos da Rota da Baleia Franca”, por Milene Novais e “Estratégias de Marketing e seus impactos no faturamento”, por Claudio Rosa. Este foi um evento direcionado para empresários, pesquisadores e profissionais de cidades que estão na Rota das Baleias Francas.

 

Durante o evento foi comunicado que durante esta temporada serão liberados, novamente, os passeios embarcados, que estavam proibidos desde 2012. Será uma fase de testes e estudos sobre o impacto ocorrido. Confira as fotos abaixo!

 

]

 

Viva essa gigante experiência no Village!

 

Localizado no canto sul da Praia do Rosa, o Village é um condomínio de casas à beira mar, de onde é possível avistar as baleias a olho nu. O avistamento das gigantes pode ser feito da varanda das acomodações, do deck que fica no gramado ou mesmo da beira da praia. Não é preciso entrar numa embarcação para ver o show.

Engajado com o turismo de experiência, nos meses de avistamento, o Village indica realizar uma trilha guiada (de nível fácil) pelos arredores do condomínio, de onde também é possível avistar as majestosas mamães. É um espetáculo marcante e inesquecível!

Você pode se hospedar em casas com duas, três ou quatro suítes, casas Pet Friendly, suíte plus com sacada ou suíte soft no térreo. A experiência Village conta com café da manhã delicioso, piscina aquecida e coberta para os dias mais frios, jacuzzi, saunas, atividades diárias, acesso exclusivo à praia, quadra de tênis e piscina com raia semiolímpica, além de todo conforto e lazer que só este lugar proporciona.

Por aqui temos pacotes especiais para a temporada das Baleias Francas. Consulte mais informações em nosso site!